I MOSTRA LIKE SAÚDE – Inscrições gratuitas Online

Resumos das Boas Práticas

Grupo A

Título: Kit Like Saúde – Exploração do Guião Pedagógico
Subtítulo - A essência do Kit Like Saúde
Experiência da: Escola de Formação Social e Rural de Leiria
Breve descrição: Kit Like Saúde uma ferramenta imprescindível no trabalho da literacia para a prevenção de comportamentos aditivos e dependências.
Destinatários do projeto: Alunos do 5.º ao 9.º ano.
Destinatários da oficina: Docentes do 2.º, 3.º ciclo e secundário.

Título: Kit Like Saúde – Casos Práticos
Experiência partilhada: Colégio Nossa Senhora de Fátima, Escola Profissional de Leiria

Subtítulo: O Kit Like Saúde na perspetiva dos aplicadores: os Diretores de Turma
Experiência do: Colégio Nossa Senhora de Fátima
Destinatários: Professores dos 2º e 3º Ciclos e Secundário
Breve descrição: Com o objetivo de promover a saúde e prevenir comportamentos aditivos e dependências foi distribuído, pela primeira vez, nas escolas do concelho de Leiria o kit pedagógico “Like Saúde”. Será objetivo desta oficina, refletir sobre a recetividade dos Diretores de Turma e dos alunos do Colégio de Nossa Senhora de Fátima a esta nova metodologia, bem como, apresentar as alterações que tiveram de ser feitas para que a informação chegasse melhor aos alunos.

Subtítulo – Dificuldades e Constrangimentos na aplicação do Kit Like Saúde
Experiência da: Escola Profissional de Leiria
Breve descrição: Este projeto foi aplicado aos alunos do 1º ano da Escola Profissional de Leiria (vários cursos profissionais das áreas de Mecatrónica, Cozinha/Pastelaria, Restaurante-Bar e Informática) e operacionalizado pelas respetivas Diretoras de Turma.
No decorrer da aplicação deste projeto foram sentidas algumas dificuldades/constrangimentos quer por parte dos alunos quer por parte dos professores e que foram ultrapassadas por todos os intervenientes.

Título: Projeto “Álcool - Penso e Escolho…”
Experiência da: Escola E. B. 2, 3 Marquês de Pombal
Breve Descrição: Este projeto foi desenvolvido para ser aplicado a alunos do 6º ano. Destina-se a Identificar fatores de risco associados ao abuso do álcool, os seus efeitos a curtos, médio e longo prazo, formas de pressão social, a analisar as motivações que levam os adolescentes ao consumo de álcool, a desenvolver uma atitude crítica face ao consumo do álcool e a promover atitudes positivas para com a abstinência do consumo do álcool, com recurso a uma metodologia interativa, participativa e à dramatização.
Destinatários do projeto: Alunos do 6º ano
Destinatários da oficina: Docentes do 2.º ciclo.

Grupo B

Título: Projeto “Bons Pares, Bons Hábitos”
Experiência: Agrupamento de Escolas da Batalha
Breve descrição: O Agrupamento de Escolas da Batalha desenvolve, desde há cinco anos, a prática de educação pelos pares em temas relacionados com a sexualidade, tendo obtido bons resultados. Assim, esta prática foi utilizada na temática da prevenção de dependências, no âmbito do Like Saúde, no desenvolvimento de competências de assertividade e resistência aos pares dos alunos do 1º e 2º ciclos. O projeto contemplou 3 sessões para os alunos formadores e sessões de educação pelos pares, com duração entre 50 a 100 minutos, com cada turma do 5ºano nos anos letivos de 2015-16 e 2016-17. No corrente ano letivo foram realizadas 12 ações de acompanhamento/ensaios com duração de aproximadamente 3h cada com vista à dinamização de um teatro destinado aos alunos do 3º e 4º anos do Concelho.
Destinatários do projeto: Alunos do 1º e 2º ciclos
Destinatários da oficina: Docentes do 1º e 2.º ciclo.

Título: Projeto “Cannabis, atreve-te a dizer não.”
Subtítulo: Prevenção das Dependências
Experiência: Externato Liceal Albergaria dos Doze
Breve descrição: o Projeto “Cannabis – atreve-te a dizer não!” foi aplicado a alunos do 9º ano e tem como objetivos Diminuir os fatores de risco associados ao consumo de cannabis, Desenvolver fatores protetores que previnam o consumo de cannabis e Fomentar a capacidade de reflexão, de crítica e de argumentação
Destinatários do projeto: alunos do 2.º e 3.º ciclos.
Destinatários da oficina: Docentes do 2.º e 3.º ciclos.

Título: Dependências em meio escolar: Como intervir?
Subtítulo: Uma experiência partilhada
Experiência do: Agrupamento de Escolas Henrique Sommer - Maceira.
Breve descrição: É objetivo desta apresentação a partilha de experiências na abordagem de um dos temas que afeta a realidade escolar - AS DEPENDÊNCIAS.
Como abordar a temática?
Que estratégias desenvolver?
Destinatários do projeto: alunos do 3.º ciclo.
Destinatários da oficina: Docentes do 3.º ciclo.

Grupo C

Título: Eu e os Outros, dar um Like à diferença!
Experiência da: Escola Básica José Saraiva
Breve descrição: O Projeto Eu e os Outros foi implementado na Escola Básica 2, 3 José Saraiva, integrando diversas turmas dos vários níveis de ensino, com o objetivo de reforçar a abordagem preventiva ao mesmo tempo que promoveu a educação para a saúde, autoconfiança e autonomia de decisões por parte dos alunos envolvidos. Neste painel serão apresentadas as fases de implementação do projeto, bem como o feedback da comunidade educativa e local, com especial destaque para as famílias e estruturas de suporte.
Destinatários do projeto: alunos do 2.º e 3.º ciclos.
Destinatários da oficina: Docentes do 2.º e 3.º ciclos.

Título: APP “Tek4Health” e “Tek4Health Famílias”
Experiência: Instituto D. João V
Breve descrição: Aplicação Android com informações e contactos úteis destinadas a jovens e pais do Concelho de Pombal que Inclui ainda perguntas relativas às temáticas das dependências e dos comportamentos aditivos, com o objetivo de contribuir para a prevenção do consumo de substâncias psicoativas, ao mesmo tempo que procura incentivar à melhoria do estado de saúde global dos jovens pombalenses.
Destinatários do projeto: alunos do e 3º ciclo e Secundário
Destinatários da oficina: Docentes do 2.º e 3.º ciclo e Secundário

Título: Jogo Interativo “Dependendo de…”
Experiência: Agrupamento de Escolas de Porto de Mós
Breve descrição: «Dependendo de…» afirma-se como um importante meio de promoção de dinâmicas ativas de ensino-aprendizagem, suscitadoras da reflexão crítica e tomada consciente de decisão, tendo em vista a prevenção e diminuição de comportamentos de risco. «Dependendo de…» consiste não num, mas em três recursos lúdico-didáticos distintos, uma vez que compreende três jogos interativos diferentes, de acordo com os grupos de intervenção visados: alunos dos Segundo e Terceiro Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. «Dependendo de…» alunos e professores para garantirem o empenhamento de ambos (em articulação com a restante comunidade educativa, com primazia para a família e os grupos de pares), na promoção de uma verdadeira Educação para Saúde, se contribuirá, de verdade, para a formação de crianças e jovens mais saudáveis, que aprendem melhor e, efetivamente, obtêm mais sucessos.
Destinatários do projeto: alunos do 2 º e 3º ciclos
Destinatários da oficina: Docentes do 2.º e 3.º ciclo e Secundário

Grupo D

Título: Projeto “Como bem, sou cool – Alimentação saudável e estética”
Experiência: Colégio S. Mamede
Breve descrição: O Colégio de São Mamede apresenta um Programa de Promoção de Competências promotoras de uma alimentação saudável, implementado nas valências de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto contemplou seis sessões com atividades diversificadas envolvendo alunos, pais, professores e técnicos especializados na área.
Destinatários do projeto: alunos do Pré –escolar e 1º CEB
Destinatários da oficina: Educadores de Infância e Docentes do 1.º CEB

Título: G.A.M.E. – Gerar a Aprendizagem Motivação e Empenho
Experiência: Agrupamento de Escolas de Porto de Mós
Breve descrição: O GAME é um processo de ramificação e mobilização de pares para o sucesso. É uma competição interturmas que visa a melhoria da assiduidade, pontualidade, comportamento e cumprimento de tarefas, por parte dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Nasceu em 2014-15, na Escola Secundária de Mira de Aire, e envolveu todos os professores e alunos. Em 2015-17, estendeu-se ao Agrupamento de Escolas de Porto de Mós (AEPMOS), envolvendo todos os professores e alunos do 5.º ao 8.º ano. É baseado num sistema de pontos (“netos” – termo para “dinheiro”, em calão mirense; “castelos” e “mós”, nas adaptações territoriais do AEPMOS) atribuídos ao cumprimento de requisitos por toda a turma, aos resultados escolares e sua evolução e à participação em atividades (clubes, ateliês, desporto escolar e PAA). Há prémios finais para a melhor turma e prémios intermédios que garantem possibilidades de sucesso até ao fim – não há impossíveis! O feedback aos alunos é imediato (pontos na sala e divulgação na hora das pontuações de cada turma, através da utilização de meios electrónicos).
Destinatários do projeto: alunos do 2º e 3º ciclo e secundário
Destinatários da oficina: Docentes do 2º e 3º ciclo e secundário

Título: Projeto “Álcool – Informar para Prevenir”
Subtítulo: História - “A lagartinha curiosa”
Experiência: Jardim de Infância de Vila Cã, Castelhanas e Matas do Louriçal
Breve descrição: Este projeto foi criado para aplicar a alunos do Pré-Escolar. Destina-se a promover estilos de vida saudável, a Desenvolver competências emocionais, cognitivas e comportamentais no grupo, a Sensibilizar pais e comunidade, para que no seu papel de pais/educadores, desenvolvam precocemente fatores protetores relativamente a esta;
Destinatários do projeto: Alunos do Pré-escolar
Destinatários da oficina: Educadores de Infância

Ficha de Inscrição - Oficinas de Boas Práticas
Qualquer duvida é só contactar judite@cm-pombal.pt.com


PRAZO DE INSCRIÇÃO: 27 de junho de 2017


Nome (obrigatório):

Idade:

Morada (obrigatório):

Email (obrigatório):


Docente ou Não Docente:
Docente (Educadores de Infância, Professores do 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário)Não Docente (Psicólogos, Assistentes Sociais, Educadores Sociais nas Escolas)

Se é Docente Indique o NIF, Grupo (designação) e AE :

Se é Assistente Operacional Indique a Escola e NIF :

Se é Não Docente Indique a Profissão, Escola e Local :

Se é Outros Técnicos Indique a Profissão, Instituição e Local :

Se é Aluno Indique Curso, Ano e Est. Ensino:

GRUPOS OFICINAS DE BOAS PRATICAS
GRUPO AGRUPO BGRUPO CGRUPO D